quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LINGUAGEM ARTÍSTICA


Linguagem Plástica:

A Linguagem plástica caracteriza-se, principalmente, pelas linhas. As linhas foram as primeiras das formas gráficas de expressão do pensamento, delineadas pelo homem primitivo.

1.Linhas – São representações gráficas de uma só dimensão, resultante do deslocamento de um ponto. Artisticamente, as linhas traçadas para organizar uma forma idealizada pelo artista, são os elementos básicos do desenho, pintura, arquitetura e escultura. Através das linhas elaborar, formas geométricas e combiná-las entre si, resultando uma infinidade de formas lineares. A beleza de uma linha está em sua firmeza. As linhas isolam superfície e englobam formas, dentro de uma perspectiva pré-estabelecida pelo artista.

2.Cores – São impressões produzidas no olho, pela luz. As superfícies dos objetos, quando são impressionadas pela luz, delas se ramificam diversas formas cromáticas. Quando o objeto não reflete, temos o preto, e quando a luz reflete todas as cores do objeto, temos o branco. Um raio solar ao penetrar num prisma de cristal, se decompõe em sete feixes distintos: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Essas cores são conhecidas como cores primitivas ou cores luminosas no seu estado cromático original. Para o pintor o importante são os pigmentos, substâncias essas que, ao cobrir um objeto, e ao refletirem a luz, provocam a sensação de cor. Desde os tempos antigos, que o homem procura ser rodeado de cores agradáveis aos seus olhos. Após uma análise da cor, o homem codificou as cores na seguinte divisão:

Cores Primárias – amarelo, azul e vermelho. São cortes autônomas

Cores Secundárias – são resultante de duas cores primárias. Ex.: amarelo co azul = verde; vermelho com amarelo = alaranjado; vermelho com azul = violeta.

Cores Terciárias – são resultantes da mistura de uma cor primária e de uma cor secundária. Ex.: vermelho com violeta = carmesim, amarelo com verde = amarelo-esverdeado. Nesse processo, podemos obter uma infinidade de tonalidades. As cores se comunicam conosco, porque elas têm, particularmente, a sua própria capacidade de irradiação.

CÍRCULO CROMÁTICO

Este é o círculo cromático, que eu expliquei para vocês na sala de aula.

3.Tipos de Pintura

Pintura figurativa – é a pintura que representa uma realidade ligada diretamente a nossa percepção visual.

Geométrica ou Pintura Estilizada – é a pintura decorativa, decorrente de uma percepção visual externa, modificada pelas sensações.

Pintura Abstrata – é a pintura que se abstrai ou recusa as formas visuais e as sensações óticas externas.

4.Massas – a cera, a argila, o gesso, o cobre, a pedra ou qualquer material que sirva para ser modelado ou esculpido. A superfície da forma pode ser trabalhada em alto ou baixo-relevo. No baixo-relevo, a escultura aprofunda-se na superfície; no alto-relevo a escultura sobressai da matéria esculpida.

5.Forma – São resultantes da composição plástica, idealizada pelo artista. Forma é o conjunto de todos os elementos da linguagem plástica empregados pelo artista para expressar uma mensagem. A forma expressa a personalidade da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário